Soja mais que um alimento, um meio de melhorar sua saúde, sua beleza e seu vigor
Não existe aqui o objetivo de que a soja substitua integralmente outros alimentos ou que seja exclusiva na despensa. Como ela possui um alto valor protéico e nutricional devemos aproveitar dos benefícios desse precioso grão no preparo de alguns dos nossos pratos. (Este alimento de elevada qualidade nutricional, com propriedades nutracêuticas ou funcionais).
Adequadamente consumido pode melhorar consideravelmente a saúde humana.
Significado de nutracêutico:
Substância que pode ser considerada um alimento ou parte de um alimento e proporciona benefícios tanto para a manutenção da saúde como também terapêuticos, incluindo prevenção e tratamento de doenças.
Vantagens da soja e a sua influência na saúde humana:
É um dos alimentos de origem vegetal que apresenta o maior teor de proteínas, contendo quase todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano necessita para construir e renovar células. Consumida em conjunto com cereais integrais, substitui as proteínas de origem animal com inúmeras vantagens.
É uma fonte de proteína que não contém compostos purínicos, que são os responsáveis pela formação do ácido úrico no organismo. Assim sendo, ela é muito recomendada como alimento na dieta de doenças como artrite, gota, etc.
Por ser fonte de proteína vegetal, não causa lesões ou inflamações da pele e mucosas, mesmo em pessoas sujeitas a alergias de fundo hepático.
Contém tiamina, niacina e riboflavina, fatores do complexo vitamínico b, raros em alimentos de origem vegetal, mas essenciais para o desenvolvimento e manutenção de nervos e pele.
Na germinação do grão, obtêm-se os brotos de soja, que possuem elevado teor de vitamina c e isoflavonas.
Contém isoflavonas, um fito estrógeno moderado, um repositor hormonal natural, que previne os cânceres de próstata, de ovários e de mama, problemas cardiovasculares e a osteoporose.
Contém fitatos, que desde a década de 90 foram reconhecidos por sua ação antioxidante sobre os radicais livres, protegendo o organismo contra danos celulares combatendo o envelhecimento das células, órgãos e sistemas, principalmente o cardiovascular.
Atua positivamente nas doenças causadas por fungos, como micoses e candidíase.
Devido ao seu poder de alcalinizar e fluidificar o sangue, a soja é indicada para pessoas em convalescença, com baixa resistência a enfermidades e em processos degenerativos do fígado, rins e/ou artérias.
Pelo seu baixo índice glicêmico, seu elevado teor de fibras e a presença da lecitina, é um alimento benéfico para diabéticos, reduzindo inclusive as necessidades de insulina.
Pelo seu elevado teor de proteínas, óleos nutricionais e lecitina de soja são indicada para pessoas com subnutrição, baixo desempenho escolar e de memória.
Pelos mesmos motivos acima é indicada para controlar quadros de colesterol elevado, como também prevenir e tratar problemas cardiovasculares.
Pelo elevado teor de fibras e oligossacarídeos, é indicada para modificar a flora intestinal, ajudando em casos de colite e outras afecções crônicas agudas, como as diarréias, a constipação e o câncer do cólon.
Enfim, a soja é inegavelmente um alimento funcional que nutre, mas que também previne e trata doenças. 500 gramas de soja equivalem a 27 ovos de galinha e a 1,136 quilos de carne de vaca.
Os grãos de soja consistem de 30% de carboidrato (do qual 15% é fibra), 18% de óleo (85% não saturado), 14% de umidade e 38% de proteína. É a única leguminosa que contém os nove aminoácidos essenciais na proporção certa para a saúde humana. A proteína de soja é, portanto, classificada como uma proteína completa e de alto valor. Zinco, ferro e vitamina antioxidante e.
A soja é um ingrediente que melhora a qualidade de vida.
E mais: a integração da soja e seus derivados com outros alimentos, também saudáveis e complementares, será fundamental.
Portanto, cereais integrais como o arroz, trigo, centeio ou milho, frutas, legumes e verduras, preferivelmente frescos e orgânicos serão sempre muito bem-vindos nas receitas e refeições onde a soja estiver presente, para o bom planejamento e implementação da saúde.
Pesquisas com consumidores demonstram que há uma busca por alimentos mais nutritivos. A grande maioria das pessoas, hoje, pensa na saúde quando escolhe os alimentos, tendência que ocasionou um crescimento significativo nas vendas de alimentos que contêm soja no mundo inteiro.
Por causa destas descobertas, muitas pessoas estão tentando incluir o vegetal em suas dietas.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes do potencial benefício da proteína de soja.
Alguns se queixam de seu sabor, mas convém dizer que já existem variedades mais saborosas e adaptadas ao consumo humano, além do que, quando devidamente preparada, resulta em pratos deliciosos.
A soja é rica em um grupo de substâncias chamadas isoflavonas, que são encontradas exclusivamente nos vegetais e ajudam a manter a saúde. Vamos descobrir os segredos da soja.
Confira a seguir como a inclusão desse alimento na dieta pode proporcionar uma vida muito mais saudável.
•saúde do coração (redução do colesterol) a ingestão diária de soja reduz acentuadamente o colesterol total num período de, aproximadamente, três semanas. Essa ingestão diária de proteínas da soja pode reduzir em até 30% os níveis do chamado “mau” colesterol (LDL), ao mesmo
Tempo em que ocorre um estímulo para a produção do “bom” colesterol (HDL).
Trata-se de um alimento pobre em gorduras saturadas e sem colesterol, mas rico em proteínas importantes. Dessa forma, representa um excelente substituto para as carnes. Além disso, inibe a oxidação do colesterol - a qual pode causar lesões nas artérias. Uma substância encontrada na soja, denominada genisteína, impede a formação de coágulos e o crescimento das células que formam placas nesses vasos sangüíneos. Portanto, a ingestão de maiores quantidades de proteína da soja é uma boa forma de proteger o coração.
•saúde dos ossos (aumento da densidade óssea). Prevenção da osteoporose. o conteúdo de cálcio na soja é superior àquele encontrado em outras sementes. A ingestão de derivados da soja é uma boa maneira de manter ossos saudáveis e diminuir o risco de osteoporose. Essa doença é caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos e representa um problema de saúde grave e comum. Pode ser evitada através de exercícios e de uma boa alimentação. A proteína da soja ajuda a conservar o cálcio do organismo. Quando as pessoas ingerem alimentos da soja, em vez de proteínas animais, excretam bem menos cálcio na urina.
As isoflavonas, particularmente a daidezeína, evitam a reabsorção dos ossos.
.combate o diabetes. Os alimentos da soja ajudam no combate à doença de duas formas:
Reduzem a absorção de glicose para a circulação sangüínea. Tendo em vista que são ricos em fibras, esses alimentos apresentam um baixo índice glicêmico, ou seja, causam uma elevação apenas discreta na concentração de glicose no sangue. São particularmente úteis por facilitarem a ação da insulina.
Reduzem os níveis de colesterol e, portanto, ajudam a evitar ou controlar algumas complicações da doença, como a arteriosclerose ("entupimento" das artérias) e doenças renais.
•alívio dos sintomas da menopausa (redução das ondas de calor)
As isoflavonas, encontradas nesses alimentos, são consideradas fito estrógenos, ou seja, estrógenos de origem vegetal. Apresentam propriedades semelhantes ao estrógeno humano, embora com menor efeito, melhorando os sintomas da menopausa.
Como as isoflavonas são estruturalmente semelhantes ao estrógeno, ligam-se aos receptores estrogênicos das células evitando o surgimento dos sintomas indesejáveis do climatério. As isoflavonas atuam como hormônios e apresentam a vantagem de não causar efeitos colaterais, como aqueles observados em pacientes usuários de hormônios sintéticos. Hoje em dia há muitas mulheres utilizando as isoflavonas no lugar de hormônios sintéticos e os efeitos são bastante encorajadores.
Há várias pesquisas recentes comprovando a eficácia das isoflavonas na terapia de reposição hormonal.
•prevenção contra o câncer.
Os benefícios da soja em relação ao câncer foram confirmados quando pesquisadores realizaram estudos com povos orientais. Nesses estudos, foi constatado que os chineses e japoneses possuem um índice baixo de doenças coronárias e de câncer de mama e de próstata, quando comparados aos dos países onde a soja é pouco utilizada na alimentação humana.a alimentação é um dos fatores que podem reduzir o risco de câncer. Pequenas quantidades, como uma porção de derivados da soja por dia, parecem evitar muitos tipos de câncer, incluindo o câncer de mama, ovário, útero, pulmão, cólon, reto, estômago e próstata.
Segundo o instituto nacional do câncer dos EUA, um terço das mortes por câncer está ligada a uma dieta inadequada. A alimentação ideal para reduzir o risco de câncer deve ter mais fibras, frutas e vegetais e menos gordura e proteína animal.
a eficácia da soja na prevenção e tratamento do câncer irá depender do tipo e local onde ele se manifesta, do agente causal e da fase de desenvolvimento da doença. Assim, é legítimo que ocorram variações na eficácia da resposta ao tratamento alimentar.
De qualquer forma, antes que se instale uma doença crônica, a prevenção, com a ingestão diária adequada da soja e seus derivados, é o melhor tratamento.
•nutrição para atletas (maior rapidez na recuperação muscular) para quem pratica atividades físicas a proteína de soja fornece os aminoácidos essenciais para obtenção de excelentes resultados. Além disso, as pesquisas mostram que a proteína de soja pode acelerar a recuperação dos músculos após os exercícios.
•controle de peso (saciedade)
.prevenção de doenças degenerativas
Além das isoflavonas, a soja ainda é rica em ácidos graxos insaturados, o que faz com que ela ajude na prevenção de doenças crônico-degenerativas.
.combate os radicais livres ( elas ainda têm papel antioxidante e podem ajudar a combater os radicais livres).
.prevenção do mal de Alzheimer. Entre as pesquisas mais recentes envolvendo os benefícios da soja para a saúde e na prevenção de algumas doenças destaca-se um estudo sobre o mal de Alzheimer.
A coreana Helen Kim, chefe do departamento de farmacologia e toxicologia do centro de envelhecimento da universidade do Alabama (EUA), descobriu que a adoção de soja nas dietas das mulheres diminuiu a tendência de desenvolver a doença.
Um alimento completo
A nutricionista Ioná Zalcman, da universidade federal de São Paulo (unifesp) fala sobre os poderes da soja. Confira a seguir:
Quais são os benefícios que a soja propicia à saúde?
A soja é um dos alimentos mais abundantes em um composto chamado isoflavona, cuja molécula é semelhante a do estrógeno. Assim, em mulheres esta substância alivia sintomas da menopausa e TPM.
É verdade que quem se alimenta de soja tem menos risco de ter câncer?
O consumo de soja tem sido associado à diminuição da incidência de câncer de mama, colo de útero e próstata. Alguns estudos têm demonstrado que a ingestão diária de proteínas de soja está associada a redução das taxas do colesterol sangüíneo total, do LDL - colesterol e, também, aumentam os valores de HDL presentes no sangue, reduzindo assim os riscos de doenças cardiovasculares, como o infarto, a trombose e a aterosclerose.
A soja pode ser consumida diariamente?
A recomendação de consumo é diária, porém a quantidade varia conforme o objetivo. Muitas vezes a recomendação é muito grande e para tanto é necessário combinar diferentes alimentos derivados da soja.
Quem está de dieta pode comer soja à vontade?
Para quem está em dieta é necessário cautela, pois a soja é calórica. Outra ressalva é que as isoflavonas ficam concentradas na parte protéica da soja, assim as recomendações são feitas com base na quantidade de proteína de soja a ser consumida.
Quanto de soja deve ser ingerido?
Para prevenção do câncer e osteoporose é recomendado o consumo de pelo menos 30g de proteína de soja por dia.
E quem tem problemas do coração?
Já para a redução dos riscos de doenças cardiovasculares é recomendado consumo de 25g de proteína de soja por dia.
Por causa do fito estrógeno, a soja pode ser eficaz na reposição hormonal?
Sim. Na Reposição hormonal é recomendado o consumo de 60g de proteína de soja por dia.
Pesquisas recentes comprovaram o que os orientais sabiam há milênios: a soja é essencial
para a saúde.
Rejuvenesça usando este precioso grão, tão importante para todos,
independente de sexo ou de idade!!!
Fontes: associação paulista de medicina www.sitemedico.com.br/ por Carolina Castro
22.04.2008,/gambare.uol.com.br
www.cnpso.embrapa.br
Nutrição & saúde. Conceição Trucom - editor alaúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário